R’GONGO 2012 – MUTUE
LEMBÁ
XIV MOSTRA DE CULTURA
NEGRA E FESTA EM HOMENAGEM À VOVÔ CIPRIANO DE ANGOLA
Quarto Dia – 11/05/2012
- Sexta Feira
O
quarto dia de Atividade do R’GONGO 2012 foi o dia da Capoeira Angola e do Samba
de Roda. O Terreiro ficou tomado pela juventude. Nina Fola Inicia dando boas vinda as 80 pessoas que participaram
das atividades como de praxe trazendo a memória dos das discussões dos últimos
três dias do R’GONGO.
Em seguida passou a palavra para Baba Diba de Iyemonja que deu boas vindas a todos e todas e fez os
cânticos de abertura aos Orixás, com uma dança que contagiou a todos com Nguzu. Também entoou cânticos aos
homenageados da atividade. Os Pretos e Pretas Velhas.
Baba Diba falou da importância da Atividade
daquele dia, já que a Capoeira através do Baba Egbe, Contramestre e Professor Guto Obafemi foi quem transformou uma
simples festa de pretos e pretas velhas nesta grande Mostra de Cultura Negra
que se transformou em referência para Porto Alegre e uma ação pioneira a partir
de um terreiro. Em seguida Baba Diba chama Guto Oba Femi para conduzir os
Trabalhos.
O Contramestre
Guto com a desenvoltura e a sabedoria que lhe é peculiar, fez uma explanação sobre a
Capoeira Angola destacando o seu caráter de resistência da cultura negra,
sobretudo Banta, assim como o Samba de Roda. Segundo Oba Femi, o nome Capoeira é uma expressão indígena, pois
se tratava de um tipo de vegetação em descampados onde os negros escravizados
reuniam-se para o que chamavam de Vadiar(jogar). Então, quando perguntavam onde
estavam os negros a resposta vinha de pronto: estão na “capoeira” o que acabou
ficando no dito popular.
A feijoada do Vovô encerrou a atividade.
Quinto Dia – 12/05/2012
- Sábado
O
quinto dia do R’GONGO é ponto alto
desta festividade e iniciou-se com a Tradicional Moqueca do Vovô Cipriano
preparada por Nina Fola e Equipe.
Quarenta e cinco quilos de Peixe foram consumidos para as mais
de duzentas pessoas que estiveram prestigiando as atividades do Sábado
ensolarado do R’GONGO. Artistas
negros e negras, pesquisadores, intelectuais, políticos, estudantes, pessoas de
Candomblé, batuque e Umbanda, Quimbanda, ativistas do movimento social negro
circularam pelas dependências do terreiro integrando-se nas atividades
propostas pela organização. Destacamos a participação do Antropólogo e Pesquisador
Holandês Michael Kent.
Tivemos a satisfação de acolher a ONISOWO – Roupas Africanas com lindíssimos modelos e tecidos
através da Iya Viviane de Osumare e Baba Iguassu de Obaluaiye que
encantaram os participantes.
Como figuras Politicas tivemos a Presença do Pré-candidato do
PT-RS Alberto Kopttike do RS sem Violência, que já tem o apoio
Político da Comunidade terreira para o pleito de 2012. Kopttike, fez um
pronunciamento abordando o Genocídio da juventude negra que é sua bandeira de
luta e será um dos motes de trabalho ao conquistar uma cadeira na Câmara
Municipal.
Do movimento quilombista, o ativista e também pré-candidato
do PC do B Professor Waldemar de Moura
Lima – Pernambuco, sempre um
grande amigo e companheiro, aliado de luta contra todo o tipo de discriminação,
fez também seu pronunciamento apontando a necessidade de representantes
legítimos nas esferas de governo.
A Secretaria de Politicas para a Mulher – SPM se fez presente através
da Srta. Fátima Maria que
representou a secretária Márcia Santana, que em seu pronunciamento reafirmou a parceria da secretaria com a Comunidade Terreira e Renafro-Saúde – RS para construção de
politicas e ações contra a violência domestica e qualquer tipo de opressão às
Mulheres, com o olhar para as mulheres negras.
As Mulheres negras da Comunidade Morada da PAZ , Sara
jane, Vera, Sandra e Yashodã marcaram presença no XIV R’GONGO.
A atriz Vera Lopes
com sua neta Tayná recém-nascida prestigiou os pretos e pretas velhas. A galera
da ACB Floresta Montenegrina enegreceu mais ainda a Festa destacando o grande
amigo e companheiro de luta Luiz Carlos
Oliveira.
Contámos também com a Presença do Presidente do Conselho de
Desenvolvimento do Povo Negro do RS CODENE
Sr. Sérgio Augusto Dorneles, e de outra grande personalidade e ativista do
Movimento Negro Diretor do Jornal Nação Z, Juarez
Ribeiro.
Elaine Rodrigues, do
Mocambo também veio
prestigiar o R’GONGO, velha companheira de luta, mulher de Osun que acabou de
conquistar a Lei Municipal que reconhece o espaço Mocambo como de Patrimônio
Cultural de Porto Alegre, um projeto do Vereador
Comasseto PT-RS.
Atividades Didáticas e Informativas
Após
a Moqueca, quem comandou a Mesa foi Prof. Teólogo de Matriz Afrinana, Diretor
da ESTAF – Escola de Filosofia e
Teologia Afrocentrada Jayro Pereira de Jesus, que abordou
aspectos Teológicos da Cultura Bantu.
Em sua fala professor Jayro assevera que precisamos
ter o entendimento que os pressupostos da Cultura Banta precisam ser cada vez
mais reafirmados por conta da ação do colonialismo como também pela do
nagocentrismo e/ou iorubacentrismo reinante, e traz à luz Eboussi Boulaga
citado por Enrique Dussel (2007, p. 76) afirma:
“O Muntu vive tomando
consciência do que se tornou, do que a violência da história fez dele. Vive
comprovando a inutilidade da apologética e, através dela, da universalidade
abstrata. Não chega a convencer a ninguém pela discussão, nem mesmo se faz
escutar seriamente, porque o que lhe é negado, o que lhe é roubado, é a língua.
É só um bárbaro.”
Segundo professor Jayro, a ideia do abordar com mais sentido os
valores da tradição banta é a de justamente trazer à tona alguns dos seus
valores de forma a externar potencialidades, evidenciando desta forma conteúdos
de fato significativos. O R’GONGO deste ano de 2012 tem como tema MUTUE LEMBA, escolhido por Vovô Cipriano
e que nos remete a reflexões que aqui não vai ser possível aprofundar devido à
complexidade do assunto.
Em seguida foi à vez do Omo Ogun
Gilmar Abinbade Santos, amigo de muitos anos da Comunidade Terreira Ile Asé
Iyemonja Omi Olodo, que abordou aspectos da Musicalidade e ritmos e da herança
etimológica do Povo Bantu falado no português do Brasil, com a maestria que lhe
é peculiar, encantando a todos os presentes provocando acalorado debate sobre o
tema.
Às 18 horas Iniciou a Sessão de Pretos e Pretas Velhas com a
Manifestação dos homenageados, que durante todo o ano prestam atendimento à
comunidade com suas benzeduras, garrafadas, xaropadas, infusões, escuta,
aconselhamento. Neste dia eles vem somente para receber homenagens.
Nossos pretos e pretas velhas assistem a entrada do Rei Kongo e a Rainha Nzinga (Onã Abiase, e Ojebìsí) da Comunidade de R’GONGO
Logo a seguir foi apresentado a dança dos Orisas regentes do Ano Osala Obokun ( Esu Ayonniyi), Osala (Jenifer), Osun (Odé Fayó) e Iyemonja (Omorolade).
Nossos pretos e pretas velhas assistem a entrada do Rei Kongo e a Rainha Nzinga (Onã Abiase, e Ojebìsí) da Comunidade de R’GONGO
Logo a seguir foi apresentado a dança dos Orisas regentes do Ano Osala Obokun ( Esu Ayonniyi), Osala (Jenifer), Osun (Odé Fayó) e Iyemonja (Omorolade).
A próxima apresentação foi Kibuka Ukininu (Grupo de
Dança) composto pelas Jovens negras do Terreiro que fizeram uma belíssima
coreografia ao som do Grupo Bom Gosto e Arlindo Cruz, ao final convidaram
Pretos e Pretas Velhas para dançar com elas, momento muito emocionante.
A grande atração para
os Pretos e Pretas Velhas foi o Coral do
Cecune, Centro Ecumênico de Cultura Negra que pela décima quarta vez participa do R’GONGO, com uma seleção de músicas
que fizeram com que os pretos e pretas velhas batessem os pezinhos, além de
levantar os participantes. Vovô Cipriano de Angola diz que, R’GONGO sem o Coral
do Cecune, não é R’GONGO.
O Coral contou com a participação especial do Repeiro Mano Koyah, Omorisa da Comunidade Terreira Ile Ase Iyemonja
Omi Olodo onde atende pelo nome de Koyade, na interpretação da música de sua
autoria “Deixa meu cabelo em paz”. O Coral do Cecune foi aplaudido de pé pelos
participantes e ovacionado pelos pretos e pretas velhas.
Após o Coral as entidades receberam abraços e presentes dos que vieram trazer suas homenagens, e aproveitaram para homenagear Iya Otilha de Sango (Obaoluajé) que estava completando 80 anos de idade, Professor Jayro Perreira de Jesus que também completou 62 anos e o pequeno Leon (filho do Koyade e Nireti) que completava seu primeiro Aninho de vida.
Segundo Vovô Cipriano de Angola, o mais velho: a sabedoria e
maturidade, e o novo: o recomeço, a
continuidade, o ciclo da vida. Após homenagens, os pretos e pretas velhas
despediram-se e retornaram para Aruanda, foi entoado o Hino da Umbanda e dado
por encerrado o R’GONGO 2012 – Mutue
Lembá, não sem antes servir uma boa comida para os que ficaram até o final
da Festa. A avaliação do R’GONGO 2012 é de que todas as metas foram cumpridas,
pois o evento foi um sucesso.
Até o R’GONGO 2013!
Nguzo!!!
O R’GONGO é aqui!
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