PROJETO FORTALECENDO AS TERREIRAS/CASAS DE RELIGIÃO
CONVERSA TEOLÓGICO AFRO-UMBANDISTA
EM TERREIRAS/CASAS DA CIDADE DE PORTO ALEGRE E REGIÃO METROPOLITANA
Em vista dos estereótipos, dos estigmas, dos preconceitos, das discriminações, bem como da intolerância religiosa que vem atingindo a Religião de Matriz Africana, Afro-Umbandista e Indígena em que as Terreiras/Casas de Religião vêm sofrendo constantes ameaças juntamente com seus adeptos, os/as fiéis afro-umbandistas devem cada vez mais firmar suas convicções religiosas. Firmar a convicção religiosa pressupõe municiar os/as iniciados/as de informações teológicas como mecanismo de defesa pública em meio à sociedade em geral de forma a dignificar os Cultos aos Orixás, Inquices, Voduns, Guias, Entidades, Ancestrais e Antepassados. Igualmente os/as adeptos/as devem qualificar-se para participar das ações que têm buscado o diálogo inter-religioso, de forma a se posicionarem qualificadamente, alterando assim e significativamente a imagem negativa em que ainda é vista a Tradição Religiosa Afro-Umbandista no Brasil. Esse projeto tem como finalidade fortalecer as Terreiras/Casas de Religião para que cada vez mais fortaleça a crença dos adeptos para desta forma conter a evasão dos fiéis afro-umbandistas para outras religiões, sobretudo, para o universo das igrejas pentecostais e neopentecostais que tem sido volumosa.
Metodologia
As conversas teológicas se traduzem por encontros, palestras, reuniões e/ou mini-seminários que se realizarão em Terreiras e/ou Casas de Religião de cidade de Porto Alegre, dos municípios da região metropolitana, bem das demais cidades do Estado do Rio Grande do Sul onde a Religião Afro-Umbandista se notabiliza.
As conversas se realizarão mediante a solicitação dos Sacerdotes, das Sacerdotisas, dos Babalorixás, Iyalorixás, dos Dirigentes de Terreiras/Casas de Religião. As conversas girarão em tornos de assuntos e temas teologicamente pertinentes acerca da Religião Afro-Umbandista, acrescidos das sugestões propostas pelas comunidades religiosas afro-gaúchas.
Os encontros podem realizar-se em dias da semana pela noite, feriados, sábados e domingos em qualquer dos turnos, com duração entre 3 a 6 horas de atividades. Os/as participantes das conversas teológicas receberão CERTIFICADOS emitidos pela Escola de Teologia Afro-Umbandista (ESTAFU).
Facilitador/Ministrante das Conversas Afroteológicas
Prof. Jayro Pereira de Jesus – Teólogo Afro-Umbandista, Bacharel em Teologia, Licenciado em Ciências Religiosas, Fellow da Ashoka, Diretor da ESTAFU – Escola de Teologia Afro-Umbandista.
Investimento
As Terreiras e/ou Casas de Religião que sediarem as conversas, palestras, encontros, seminários, etc., contribuirão com R$ 10, 00 (dez reais) por participante das atividades.
Informações e agendamentos dos encontros nas Terreiras/Casas de Religião
ESTAFU - Escola de Teologia Afro-Umbandista
Av. Protásio Alves, 68 – Rio Branco
Fone (51) 3333-9224 e/ou 9545-0231 / e-mail: estafu.eduteo@gmail.com
25 abril, 2011
Estude Teologia Afro-Umbandista e saia do rol dos charlatães, curandeiros e embusteiros


0 comentários:
Postar um comentário