Na ultima sexta feira, dia 21 de maio às 14 horas foi lançada a campanha “Quem é de Axé Diz que é!” no estado do Rio Grande do Sul. “Esta campanha proposta pelo Cen Brasil é de todos nós” disse Marcio Alexandre Gualberto de Xangô do Rio de Janeiro, um dos coordenadores da campanha que tem por objetivo incentivar todos que professam a Religião de Matriz Africana, Umbanda e Quimbanda a assumir sua identidade religiosa.
Esta é mais uma brilhante estratégia de combate à intolerância religiosa e ao processo de exclusão e invisibilidade nos quais historicamente foram relegados nossos terreiros. “A discriminação e o Racismo são perfeitos, quando fazem a gente se negar” disse Baba Diba de Iyemonja ao relatar sobre os motivos que faziam com que a maioria dos adeptos se declarasse católicos por vergonha de se assumir da religião de Matriz Africana ou Umbanda. Este trabalho de conscientização é necessário, pois trará resultados com benefícios incalculáveis para os terreiros do Brasil uma vez que demonstrará uma idéia mais aproximada de quantos somos e o quanto pode-se mudar até mesmo a história política deste País.
A mesa foi composta Pela Representante da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do RS Reginete Souza Bispo (Yemowo), Flavio de Souza (Ponle) representando a Associação dos cultos Afros de Pelotas, Márcio Alexandre Gualberto de Xangô representando o Cen Brasil, Baba Diba de Iyemonja CEDRAB-RS,(da direita para esquerda)
Dr. Rodrigo Fugina representando o Centro de Apoio Operacional dos Direitos humanos do Ministério Publico Estadual,
Dr. Jonas Benites Representando a Comissão de Direitos humanos da OAB-RS, Mãe Norinha de Oxalá CEDRAB-RS, Babalorixá Clóvis de Aganju do CEUCAB-RS.(da direita para esquerda)
Após os pronunciamentos da mesa houve o lançamento da música do Koiyade e Jorge Onifade “Quem é de axé, sempre diz que é!” que levantou a plenária, com proposta de gravação a ser levada para todo o Brasil.
Baba Diba de Iyemonja sugeriu a criação de uma Comissão de Combate a Intolerância Religiosa composta pelo MPE, OAB, MPF e representantes da Religião Afro e Umbanda, e quem sabe alguma representação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Sugeriu também o lançamento da campanha nas diversas cidades do interior do estado bem como da região metropolitana, o que foi referendado por todos.
Viamão, Pelotas e Gravataí já se mobilizam para o lançamento.
Estiveram presentes representantes do MNU-RS, da UNEGRO-RS, Akanni, Maria Mulher, Forma-RS, Igualdade Racial Munipal, Dra.Beatriz Vasconcelos e Dra. Letícia lemos da Silva Advogadas das causas raciais.
Um toque aos Orixás encerrou as atividades e um saboroso cocktail oferecido pela Procempa - Cia de Processamento de Dados de Porto Alegre.
"Quem é de Axé, diz que é! Assuma sua religiosidade, assuma que é de Orixá. Assuma que é de Nkisi! Assuma que é de Vodum! Assuma que é de encantado! Assuma que é de Umbanda!"
Cedrab-RS – Congregação em defesa das Religiões afro Brasileira
VEJA OUTRAS FOTOS DO EVENTO ABAIXO:
25 maio, 2010
LANÇADA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL A CAMPANHA “QUEM É DE AXÉ, DIZ QUE É!”


0 comentários:
Postar um comentário