07 dezembro, 2006

Informativo da Rede Nacional de Religião Afro e Saúde


Informativo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Dezembro de 2006


1. Política Nacional de Saúde Integral da População Negra é aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde.

No dia 10 de novembro foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, a Política Nacional de Saúde da População Negra. Esse é mais um momento vitorioso para a população negra e para a população dos terreiros. A Política Nacional de Saúde Integral da População Negra define o conjunto de princípios, diretrizes e objetivos voltados para a melhoria das condições de saúde da população negra.
A PNSIPN reafirma a importância dos terreiros enquanto espaços de promoção da saúde ao promover o reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde, incluindo aqueles relacionados às religiões de matrizes africanas.

2. II Seminário Paulista da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde/Núcleo São Paulo promove dialógo entre as lideranças dos terreiros e os gestores de saúde sobre a Política Nacional de Humanização do SUS.

Mães e pais de santo, profissionais e gestores de saúde, pesquisadores e adeptos da tradição religiosa afro-brasileira participaram do II Seminário Paulista da Rede que aconteceu nos dias 24 e 25 de novembro, no Memorial da América Latina.
Pai Celso de Oxalá, coordenador do núcleo São Paulo, enfatizou a importância das conexões entre os saberes das práticas de saúde dos terreiros e as práticas de saúde do SUS. No evento foi bastante discutido o acolhimento dos terreiros que pode servir de modelo para a Humanização do SUS.

3. Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde realiza encontro em Brasília com o Programa Nacional de DST/Aids do
Ministério da Saúde para estabelecer parcerias.

Nos dias 27 e 28 de novembro aconteceu em Brasília o encontro entre gestores do PN e a Rede. Estavam presentes os seguintes representantes dos núcleos da Rede: Mãe Nalva de Oxum(Belém), Mãe Luza de Oxum(São Luis), Babá Diba de Iyemonja(Porto Alegre), Pai Celso de Oxaguiã(São Paulo) e Ogã Marmo(Secretaria-executiva nacional/RJ).
Nesse encontro ficou estabelecida uma parceria entre o PN e a Rede com o objetivo de elaboração e produção de materiais educativos, capacitação e apoio técnico para as religiões de matrizes africanas de acordo com as necessidades e prioridades do povo de santo.


4. Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde apoia a luta contra a intolerância religiosa no Rio Grande do Sul.

No dia 28 de novembro, Babá Diba de Iyemonja, representante da Congregação em Defesa das Religiões Afro-Brasileiras do Rio Grande do Sul e representantes da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde visitaram, em Brasília, o Gabinete do Ministro Marco Aurélio no Supremo Tribunal Federal e o Gabinete da Dra Ela Wiecko, Sub-Procuradoria Geral da República para acompanhar o processo judicial versando sobre intolerância religiosa no Rio Grande do Sul, onde a Sociedade Protetora dos Animais quer proibir o “sacrifício ritual de animais” nos terreiros.
A Ouvidoria da SEPPIR também foi visitada e firmou o compromisso de acompanhar todo o processo e divulgar as informações para os terreiros.

5. Curso de Participação e Controle Social de Políticas Públicas de Saúde.

Criola, organização de mulheres negras do Rio de Janeiro, realiza de 10 a 16 de dezembro, a capacitação da terceira turma de Participação e Controle Social de Políticas Públicas de Saúde. O evento conta com apoio do Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde e a parceria do: PCRI-Saúde, Articulação de Mulheres Negras e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

6. Rede participa do 2º Seminário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional das Populações Negras.

De 23 a 25 de novembro aconteceu o 2º Seminário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional das Populações Negras, em Salvador, com a participação de vários núcleos da Rede.
O evento discutiu a necessidade e as estratégias para ampliar o acesso da população negra à alimentação. De acordo com a SEPPIR, de cada 10 pessoas que passam fome no país, 7,8 são pretas e pardas.
“Quando analisamos os indicadores, podemos perceber que a população negra está em situação de vulnerabilidade, inclusive na questão da segurança alimentar e nutricional”, afirma Jorge Carneiro, diretor de programas da SEPPIR.

7. Rede/núcleo RJ realiza Consulta sobre Hanseníase e Tuberculose no Rio de Janeiro.

No próximo dia 05 de dezembro, o núcleo RJ da Rede, realiza a Consulta Hanseníase e Tuberculose com a finalidade de ampliar a participação dos terreiros no combate as doenças e no controle social de políticas públicas de saúde.
O evento contará com a participação de 25 pais e mães de santo da Baixada Fluminense, município do Rio e Niterói.


8. Rede/ núcleo Fortaleza prepara-se para a realização do VI Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde.

O núcleo prepara-se para a realização do VI Seminário Nacional Religiões Afro-Brasileiras e Saúde que acontecerá de 04 a 06 de abril de 2007, na cidade de Fortaleza.
A Rede e a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza pretendem realizar encontros preparatórios visando mobilizar os terreiros para incrementar o debate sobre as relações da Atenção Básica de Saúde com os terreiros. A secretaria executiva nacional da Rede de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde promoverá uma capacitação para os coordenadores dos núcleos nos dias 01 e 02 de abril de 2007, antecedendo o seminário, visando o fortalecimento das ações de saúde nos terreiros em parceria com o SUS.

9. Núcleo São Luis da Rede aprova orçamento para suas ações no PAM 2007

Visando qualificar suas ações de promoção da saúde o núcleo São Luis conseguiu aprovar no PAM 2007 da Secretaria Municipal de Saúde orçamento para desenvolver atividades nos terreiros.
A parceria do núcleo com os gestores e técnicos da Secretaria de Saúde vem crescendo e as campanhas de saúde realizadas nos terreiros mobiliza os moradores do entorno.

01 de dezembro - Dia Mundial de Luta Contra à Aids

O corpo é a morada dos deuses e deusas e por isso deve ser bem cuidado.




Informativo da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
Responsável: José Marmo da Silva
Contatos: redeterreirosaude@hotmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá ! como vai?
Aqui é Inês estou muito interessada em fazer o curso que será ministrado pelo DR.Hédio; no entanto não consegui saber o dia e nem a hora e LOCAL DO CURSO. Se for possível me mande outro email menos complicado de achar.Desde já agradeço. email: inabalavel@superig.com.br

Anônimo disse...

E aí demônio...quantos animais vocês torturaram hoje ? E se viesse outro animal superior e começasse a sacrificar humanos para o Deus deles...acharia justo ? Cabeça de esgoto...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger