10 julho, 2014

Assinado decreto que libera uso de área para Ile Axé Reino de Oxum

Assinado decreto que libera uso de área para Ile Axé Reino de Oxum


Prefeito José Fortunati recebeu Mãe Maria e demais integrantes do centro

O prefeito José Fortunati assinou, na segunda-feira, 7, em solenidade no Salão Nobre do Paço Municipal, decreto de permissão para uso de área para o Centro de Umbanda e Culto Africano Mãe Maria de Oxum. A mudança foi necessária devido às obras de duplicação da avenida Tronco. “Construímos uma solução que reconheceu a legitimidade e garantiu o direito das pessoas frequentarem seu culto religioso”, afirmou o prefeito, antes de entregar, simbolicamente, as chaves do novo endereço, próximo ao local de origem, na avenida Carlos Barbosa.
Fortunati lembrou que, mesmo considerando a importância da obra de mobilidade urbana na avenida Tronco, não deixaria de respeitar aqueles que ali residiam, ao ser viabilizada, com benefícios importantes, como corredores de ônibus, BRTs e ciclovias. Para tal, seria necessário o deslocamento de 1.550 famílias. “Nosso compromisso, desde o início, foi o de respeito a moradores e casas de religião. Esse não foi o único caso, um primeiro impasse surgiu com a casa do Pai Cleon, quando possibilitamos uma solução técnica, permitindo mudança em uma rótula da avenida”, disse o prefeito.
O secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, destacou que a fé de Mãe Maria contagiou a administração municipal para esta importante conquista do povo de terreiro. “A decisão assinada pelo prefeito Fortunati é uma referência nacional, nos garantem os próprios representantes do movimento negro. É com diálogo e respeito que agimos nessas situações”, lembrou o secretário. Ainda em janeiro, foram acordados os encaminhamentos da permuta e das escrituras públicas para a alteração da titularidade dos imóveis.

Mudança foi necessária devido às obras de duplicação da avenida Tronco

Ao final da solenidade, Mãe Maria agradeceu a todos os envolvidos, tanto na administração municipal quanto a representantes do Legislativo, presentes ao ato e que haviam se mantido parceiros pela solução que acabou acontecendo. Também participaram a secretária municipal de Direitos Humanos adjunta do Povo Negro, Elisete Moretto, o diretor-geral em exercício do Departamento Municipal de Água e Esgotos, Ronaldo Napoleão, o diretor-geral em exercício do Departamento Municipal de Habitação, Marcos Botelho, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro, Victor Hugo Amaro, e representantes do Legislativo Municipal.

Fonte: PMPA

0 comentários:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger