16 fevereiro, 2014

I CONFERENCIA ESTADUAL DE POVO DE TERREIRO DO RS

I CONFERENCIA ESTADUAL DE POVO DE TERREIRO DO RS

                                                                                                                       * Baba Diba de Iyemonja


O Rio Grande do Sul de Matriz Africana, vive um momento histórico. O Povo de Terreiro conquista junto ao governo do estado O Comitê Estadual de Povo de Terreiro, que não é apenas uma conquista singular, mas uma conquista que dialoga com um complexo ações que mudarão a história do Povo Negro no RS. O que parecia utopia, torna-se realidade. Esta é uma demonstração que como o povo quando quer e reaviva a memória do seu caráter coletivo, faz e modifica. O comitê entre tantos atributos, deve entregar um diagnóstico da questão racial no RS e apontar a criação imediata, inconteste da Secretária Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O povo negro gaúcho espera isto do governador Tarso Genro. Muitas Cidades e Regiões do estado do RS mobilizam seus terreiros para as etapas Municipais e/ou regionais da conferencia que culminará na conferencia Estadual de 20 a 23 de março de 2014 em Porto Alegre pretende reunir 500 delegados estaduais e 250 convidados e observadores.


A Conferencia Municipal de Porto Alegre acontecerá dia 26 de fevereiro no Auditório dos Correios e Telégrafos e pretende reunir 250 pais e Mães de Santo além de convidados e observadores.
Esta é uma conquista história para o Povo de Terreiro do Brasil, uma ação pioneira conquistada através de um diálogo qualificado com o governo do estado e cada vivenciador da tradição de matriz africana do Povo de Terreiro deve honrar esta conquista participando massivamente de todos os processos. O desafio esta posto! O pirão esta na mesa! O bode está na sala, como diriam nossos mais velhos. Mãos a obra, vamos dizer ao estado pela primeira vez, qual o modelo de política que queremos para o nosso povo.
Pelo respeito à tradição de matriz africana!
Pelo respeito ao povo de terreiro!
Pelo respeito ao estado laico!
Pelo respeito a história e memória de um povo que construiu e constrói este pais!
Pelo respeito à ancestralidade negro-africana!
Este movimento não é um movimento de turbantes e de vaidades, mas sim um movimento de cidadania. Não vamos permitir que os lados e correntes nos dividam. Somos um só, Africa é nosso lado e nossa corrente. Vamos lutar juntos pelo que nos iguala, Entre direita e esquerda somos negros e Povo de Terreiro!.
A hora é agora!
Convocamos todos e todas para construir este momento histórico, venha colocar seu nome nesta página da história de luta e dignidade do nosso Povo, nossos ancestrais esperam isso de você e nos aguardam.

3 comentários:

Nilce disse...

Avante meu povo guerreiro,estamos junt@s.

Nilce disse...

Que maravilha, como avançamos, não podemos parar, temos que ocupar todos os espaços, estamos junT@s Baba Dyba, AVANTE, A LUTA CONTINUA.

Unknown disse...

Parabéns Povo de Terreiro de Porto Alegre!
Baba Edilson de Omolu
RENAFRO SAÚDE de Araruama

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger