As atividades da décima primeira mostra de Cultura Negra estão acontecendo com pleno sucesso.
A programação está sendo cumprida rigorosamente e os horários respeitados.
No primeiro dia de evento, terça feira – dia 12 de maio, com a presença de cem pessoas, Baba Diba realizou a abertura religiosa e juntamente com a Nina Fola e o Professor Jayro. Contaram a história da festa, os avanços e as conquistas conseguidas nestes onze anos de festa.
Baba Diba fez uma performance da dança dos orixás e de uma forma informal, contemplando a oralidade, foram transmitidos alguns conhecimentos sobre o Batuque, assim como a comunidade pôde desfazer dúvidas sobre comportamento, teologia e visão de mundo africano.
Na quarta feira, dia 13 foi feito uma reflexão sobre a abolição da escravatura no Brasil, a forma como foi feita esta libertação e a situação atual da comunidade negra.
O grupo de teatro Caixa Preta apresentou a leitura dramática de um texto africano, o que motivou um bate-papo sobre os valores africanos seguido da eleição do Rei R’Gongo – tradição de comunidade de pretos velhos.
Na quinta feira - dia 14, o Professor Jayro Pereira de Jesus (olorodê Oguián Kalafor) e Miriam Alves (Obá Oloriobà) discorreram sobre a religiosidade e saúde nos terreiros.
Oloriobá apresentou parte do seu trabalho “saúde Mental em uma comunidade de terreiro”. O Professor Jayro discorreu sobre as religiões de Matriz Africana e Saúde desfilando um pouco sobre a matriz africana.
Houve participação dos ouvintes, com perguntas e dúvidas.
Hoje, dia 15 de maio, continua as atividades com manifestações culturais (capoeira e samba de roda) com o Professor Guto Obafemi.
E quem se interessar em conhecer a festa, ainda tem tempo. Amanha é o alto da festa com várias atividades na programação:
13h - moqueca de peixe à baiana
16h - início sessão de pretas e pretos velhos
17:30h - início de apresentações: R'Gongo
18:00h Projeto Ori Inú (Dança dos orixás do ano, Percussão, Canto Coral e batuque de Cabo Verde)
18:45h Capoeira
19:30h Koyadê
20h - Coral do CECUNE
21h - presentes e homenagens ao vovô
22h - fechamento
22:30h - mesa com quitutes de pretos e pretas velhos
24h encerramento.
15 maio, 2009


0 comentários:
Postar um comentário